Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2:20

sábado, 30 de janeiro de 2010

Voltando para Deus

Lucas 15: 11-32

Porque este meu filho estava morto e reviveu, tinha-se perdido e foi achado. (ver.24)

Esta maravilhosa parábola, contada pelo Senhor Jesus, traz-nos eninamentos grandiosos, profundos e aplicáveis a nossa vida atual, ensinamentos tais que somente 0 Pai nos poderia trazer atravéz da pessoa do Senhor Jesus. Esta é com certeza, uma das parábolas mais usadas nas pregações pelos ministros por todo o mundo, com certeza pelo facto de que ela revela um pouco mais da natureza de Deus, Sua capacidade incomparável de perdoar e restaurar.



A incapacidade do homem de sobreviver sem o Pai

Nos versos 12 e 13, vemos um filho de um pai amoroso, com um enorme desejo pela descoberta, desejo de ter sua própria independência, se julgando plenamente capaz de o fazer. Notamos que ele juntou tudo o que tinha e partiu para uma terra distante. Preocupou-se em ter tudo consigo e ir para longe achando dentro de si que assim poderia viver uma vida folgada e feliz.

Comparativamente nos dias de hoje, há muitos filhos, que estão servindo ao Senhor em Sua casa, que também juntando tudo, Seus argumentos, seus ideiais, suas emoções, seus sentimentos e resolvem abandonar os Caminhos do Pai. E quando falo em abandonar os Caminhos do Pai, não falo daquelas pessoas que saem de uma igreja, quer por discordância doutrinária ou comportamentais, mas sim àquelas pessoas que realmente abandonam em tudo a obra do Senhor e vão viver em terras longínquas, ou seja, no mundo, terra que em nada se compara a estar na casa do Pai. Desperdiçam então tudo aquilo que lhes foi dado e acabam na lama com os porcos, ou seja, na podridão que o mundo oferece, padecendo então com todo o tipo de necessidade. (Lc 15:14)



Misericórdia e amor somente no Pai



No verso 17 vemos o filho pródigo a lembrar-se da casa de seu pai, da sua misericórdia, pois seus trabalhadores tinham abundância de pão e ele estava perecendo com fome.

Jesus estava demonstrando que o mundo nada de bom tem para oferecer, mas na casa do Pai, junto a esse Pai incomparável, temos misericórdia, amor, justiça perfeita.

Levantar, ir e confessar

No verso 18 vemos que ele decidiu em seu coração, levantar-se, ir e confessar ao seu pai todo o seu erro, atitudes que são completamente necessárias para àqueles que estão perdidos, ou afastados dos caminhos de Deus.


Levantar-se:
Não se contentar com a situação, se erguer, colocar-se de pé contrariamente às circunstâncias adversas.


Ir:
Logo em seguida tomar o passo de fé, retornar com seus próprios pés, não desistir.


Confessar o arrependimento:

Em seguida confessar diante de Deus o seu arrependimento, e que não é digno de Sua misericórdia e favor.
Essas são as três atitudes que fizeram a diferença na vida do filho pródigo, e pode fazer hoje a diferença na vida dos que estão desviados dos caminhos de Deus.

A compaixão de um Pai

Nos versos 22 a 24 vemos seu pai completamente feliz por seu retorno. ( porque o verdadeiro Pai recebe-nos tal e qual nós estamos e não se importa por onde andamos ou o que fizemos).Assim faz Deus com todos os que se arrependem diante da Sua presença, muda a nossa história atravéz da graça Redentora do Senhor Jesus.

O inconformismo de um filho

Em contrapartida aquele Pai tinha outro filho, mais velho, e que nunca se desviara de Seus caminhos. Mas tomado pelo ciúmes ao ver toda aquela festa para seu irmão, coloca-se indignado diante de seu Pai.(versos 25-29). Mas seu pai exorta-lhe dizendo que tudo que era seu, também era dele.

Assim também nos dias de hoje, muitos se enchem de ciúmes e inveja quando Deus recebe alguém de volta, e perdoa de seus maus caminhos, e o coloca de volta na Sua obra capacitando-o e usando-o.

A perfeita Justiça
Aquele Pai revela a seu filho mais velho a sua justiça (verso 32), dizendo pra se alegrarem e folgarem, pois o seu irmão que era morto reviveu, e tinha se perdido e achou-se.
Assim é revelada a justiça perfeita de Deus quando um filho Seu se arrepende, é dia de celebração, o Pai perdoa e recebe a todos quantos diante dele se arrependem. ( Lucas 15:07)

Que esta passagem possa trazer ao coração de todos os leitores, principalmente aos que estão desviados, o amor incomparável de Deus Pai, pois é fiel à sua palavra, e misericordioso para perdoar e receber de volta todos quantos se desviam. Minha oração é que todo pecador se arrependa e experimente a justiça perfeita de Deus revelada na pessoa do Senhor Jesus.


Graça e paz,


Eliete Reis

[Publicado no wordpress 05/11/09]

0 comentários:

Enviar um comentário

Divulgando Blogs amigos








Meu orkut

Blog Afiliado

União de Blogueiros Evangélicos
 

Proclamar Te | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates