Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2:20

sábado, 30 de janeiro de 2010

Quênia,sobrevivendo na lixeira

O Quénia (português europeu) ou Quênia (português brasileiro) (em suaíli e inglêns Kenya) é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. Ganhou seu nome do Monte Quênia (nevado), seu ponto geográfico mais elevado. A capital é Nairobi. Trecho=Wikipédia

Quênia , país muito conhecido pelos safaris e pelos seus atletas que brilham nas corridas de São Silvestre, não é conhecido somente por esses fatores, antes fosse.

Nos arredores de Nairobi capital do Quênia se encontra Dandora uma das maiores lixeiras de África, foi classificado pelo Instituto Blacksmith como um dos lugares mais poluídos do mundo, onde são depositadas todos os dias mais de 2.000 toneladas de lixo.

Esta lixeira inacreditavelmente é o posto de trabalho e de sustento de muitos quenianos, onde vão buscar restos de alimentos não só pra se alimentarem mas também para venderem, e outros detritos também são comercializados pelos mesmos.

Dandora é a imagem do sofrimento, da miséria, situação caótica e atroz enfrentada por muitos Quenianos.

Falar do Quênia hoje é retratar uma caótica situação não só de miséria humana, mas de uma população dentre tantas outras tão conflituosas quanto, mas o meu foco não é só esse, visto que é uma nação dentre muitas que carecem do amor e da misericórdia de Deus.

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Rm 10:124

Ver a dura situação de Dandora e todo o Quênia, leva-nos a pensar o que estamos nós a fazer dizendo com a boca cheia :” _ Sou cristão e amo o meu próximo como a mim mesmo!” Sendo que o que se vê é um evangelho egocêntrico, crescendo e se desenvolvendo dentro de muitos “cristãos”, fazendo com que cada um busque para si mesmo todos os dias, com “campanhas”, “correntes”, “unções especiais”, um emaranhado de coisas para se alcançar os desejos egoístas de cada um, que vai desde um bom emprego à casas e carros de luxo.

O que fazemos nós? Enquanto um falso-evangelho cresce e se desenvolve, enquanto muitos cantores evangélicos criam autênticas carreiras, enquanto milhões andam atrás dos mesmos adorando-os como deuses, e dizendo que vão atrás da adoração a Deus, enquanto os púlpitos enchem-se de falsos profetas, alimentando homens e mulheres em seus desejos carnais, fazendo-os acreditar que quase tudo é possível em nome de Deus para se alcançar o que se almeja tentando de todas as formas encostar Deus na parede, dando lhe um calendário de milagres para Ele cumprir.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31

Como diz as sagradas Escrituras devemos amar ao próximo como a nós mesmos, pois na verdade se não amamos a quem vimos, como poderemos amar a Deus a quem não vimos? (I João 4:20).

Na verdade o amor ao próximo é muito mais do que imaginamos, é o cumprimento de toda a lei como dizem as Escrituras, e amar como nos amamos a nós é desejar o que desejamos para nós próprios, ninguém quer ir para o inferno, assim como ninguém quer passar qualquer tipo de necessidade e muito menos passar pela miséria que é muito mais que passar necessidade, é ter intimidade com a dor e o sofrimento dia á dia.

Vencer essa barreira para nós Cristãos consiste em cumprir as Escrituras e o IDE que nos foi colocado por Cristo, é levar as boas novas de salvação a todos os cantos da terra, levar esperança a estes que nunca conheceram a esperança na vida.

Exemplificar Dandora, o Quênia em si e todo o seu sofrimento, é apenas falar daquilo que a maioria dos Cristãos ou pseudo-cristãos querem esquecer. Por que para tais a alegria e a felicidade não consiste em ir de encontro ao sofrimento do próximo, mas ser saciado das mais variadas paixões humanas.

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Mt 25:42-43

Muitos se esquecem de que naquele grande dia o Senhor pedirá contas a cada um de nós, e como estarão a consciência daqueles que sabem que nada fizeram a não ser amar a si mesmo acima de todas as coisas? Como pensam que escaparão da ira vindoura? Porventura não temos que ter agora ainda em tempo, amor, compaixão, por aqueles que mais padecem? Ou o nosso amor e nosso evangelho é algo fictício? Estarão todos preparados para ouvir da boca do Senhor tais perguntas? Aqueles que não estão preparados a resposta será simples: “Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mt 25:45-46.”

Que os olhos de todos venham a se abrir, e que possamos cumprir verdadeiramente o chamado de Deus para as nossas vidas, e ir de encontro àqueles que não conhecem Cristo nem mesmo de ouvir falar, mesmo que não seja um ir fisicamente, mesmo que de longe utilizando muitas outras formas de contribuir para a propagação do evangelho, possamos apresentar nossas mãos calejadas diante do Senhor, e estar entre aqueles a quem o Senhor dirá: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mt 25:34.”

Graça e paz

Eliete Reis

Publicado no dia 22/01/10

4 comentários:

Eliete Reis disse...

Fiz este post com todo o respeito e amor ao povo Queniano, que possamos amar todas as nações e levar a palavra a todos os cantos desta terra.

Sâmio Rodrigo disse...

Realmente é lastimante, vemos como milhares de pessoas vivem abaixo da linha da miséria. O que nos deixa mais chocados, é ver a “briga” que existe entre centenas de “missionários” para serem enviados a países mais ricos como Estados Unidos, Africa do Sul, Espanha e não querem nem saber de passar perto de países como Haiti, Quênia, Etiópia. Muitos falam em cumprir o Ide de Jesus mas se esquecem da principal ferramenta para cumprir essa missão que é o AMOR PELAS ALMAS, AMOR INCONDICIONAL.
Devemos lembrar que o mesmo Jesus que morreu por nós “riquinhos” também morreu por aqueles que muitas vezes julgamos por “lixo”, a “escória da sociedade”.
Que Deus tenha misericórdia de nós, e que a cada dia nos ensine a AMAR o nosso próximo.
“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” ( IJO 4.7,8 )

Deus abençoe sua vida!

COMENTÁRIO FEITO POR:
SÂMIO RODRIGO 26/01/10

Eliete Reis disse...

Concordo plenamente contigo meu irmão, temos visto “cristãos” preocupados em serem reconhecidos, ficarem famosos, irem a lugares ricos, enquanto miseráveis padecem mesmo ao nosso lado. Que os Cristãos verdadeiros possam se levantar e agir, e evangelizar, para que no fim possam ouvir Mateus 25:34.~

Graça e paz, obrigada pelo comentário.

Eliete Reis

comentário feito dia:26/01/10

Eduardo Carolino disse...

Irmã, que Deus possa te abençoar a cada dia mais, que você possa ser como Ezequiel um atalaia profetizando a Palavra do Senhor ante ao vale de ossos secos. Desejo a ti o que a Bíblia nos exorta: Crescer na graça e crescimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E que esse blog seja um instrumento seu para proclamar a Verdade de Cristo.

God Bless You Míuda!
Postado por Eduardo Carolino

31/12/09

Enviar um comentário

Divulgando Blogs amigos








Meu orkut

Blog Afiliado

União de Blogueiros Evangélicos
 

Proclamar Te | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates