Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2:20

sábado, 30 de janeiro de 2010

A Reforma e os Cinco Solas

A Reforma Protestante foi um movimetnto reformista Cristao iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha , e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste Europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.


Os Cinco Solas da Reforma

Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria
Os cinco solas são princípios fundamentais da Reforma protestante:

•Sola fide (somente a fé);

•Sola Scriptura (somente a Escritura);

•Solus Christus (somente Cristo);

•Sola Gratia (somente a graça);

•Soli Deo Glória (glória somente a Deus).

Textos Extraído wikipédia

Nos tempos que decorrem, os cinco solas estão praticamente esquecidos por muitos, infelizmente a Igreja tem sido tomada, por muitas estratégias humanas sem fundamento bíblico, e muito, mas muito entretenimento, quase tudo já é possível hoje em dia. A liderança das Igrejas não deveriam esquecer a quem servem, um Deus Santo, glorioso, majestoso, que é Senhor em todo o lugar e que não se deixa escarnecer.
Se avaliarmos a Igreja moderna com a primitiva infelizmente para nós todos as diferenças são gritantes, atualmente está-se mais preocupado com o que os outros pensam, nas formas mais práticas de encher templos e não o céu. As estatísticas atuais dizem que há cada vez mais cristãos no mundo, mas infelizmente não é bem assim, porque nem todos estão tendo o verdadeiro prazer de serem apresentados ao Deus que realmente salva, ao Deus que tudo pode e que tudo vê.

Em Atos dos Apóstolos podemos ver Paulo e os demais pregando o Evangelho levando as pessoas ao arrependimento, para que possa ser operado nelas a graça da salvação. Mas nos dias de hoje a palavra ARREPENDIMENTO não tem sido muitas vezes utilizada.

É preciso que a Igreja abra seus olhos e não se esqueça do modelo dos doze, a forma como Jesus no ensinou a anunciar o evangelho da paz levando a toda a criatura a palavra de arrependimento e Sua graça Redentora.

Graça e paz.

Eliete Reis


[Publicado no wordpress 01/11/09]

1 comentários:

Trovian Maucellus disse...

Ótimo poste sobre sobre a reforma e as cinco solas!
Curto e objetivo!
Parabéns e que Deus continue te abençoando.

Enviar um comentário

Divulgando Blogs amigos








Meu orkut

Blog Afiliado

União de Blogueiros Evangélicos
 

Proclamar Te | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates